A reabilitação vestibular é um tratamento especializado e não invasivo, que visa os distúrbios vestibulares primários e secundários. Baseia-se na neuroplasticidade do sistema nervoso central e a utilização de exercícios para restabelecer e manter o equilíbrio corporal para reduzir quadros de vertigem, tonturas, instabilidade do movimento ocular, desequilíbrio e quedas.
Por forma a diminuir o desconforto e a probabilidade de ocorrência de lesão, os maiores centros de pesquisa mundiais indicam a reabilitação vestibular como resposta eficaz e segura para avaliação e tratamento dos distúrbios relacionados com o sistema vestibular (situado no ouvido interno) e outros sistemas neurológicos intimamente ligados a este.
O equilíbrio é a função que permite manter correta a postura e a orientação do corpo humano. Assim, as perturbações do equilíbrio, como a vertigem, tonturas e/ou desequilíbrio, são frequentemente associadas a estados de ansiedade, redução da capacidade funcional e possibilidade de quedas.
A reabilitação vestibular deve ser individualizada para cada utente de acordo com a origem dos seus sintomas.
Indicações da Reabilitação Vestibular:
Lesão vestibular unilateral ou bilateral;
Plano de prevenção de quedas;
Sensibilidade aumentada ao movimento da cabeça ou do meio ambiente;
Vertigem Postural Paroxística Benigna (VPPB);
Síndrome de Ménière;
Labirintite,
Tonturas;
Desequilíbrios.
Reabilitação Vestibular