O Pilates Clínico é uma modificação do método original, criado por Joseph Pilates na década de 1920. Esta modificação é feita desde os anos 90 por Fisioterapeutas, tendo bases cientí
O método inicial tinha por base o controlo muscular, e quando foi desenvolvido, tinha como principal objetivo o treino de força específico para bailarinos e atletas de alta competição.
Pilates Clínico consiste num conjunto de exercícios, adaptados dos exercícios originais, divididos em vários graus de dificuldade, por forma a ser mais direcionado para a reabilitação física. Pode ser aplicado individualmente ou em grupo, tendo em vista a patologia de cada pessoa.
É uma forma de praticar exercício físico com orientação terapêutica. Preocupa-se em fazer com que a pessoa que o pratica se torne mais consciente da sua postura corporal, melhore o seu equilíbrio, força e fluidez de movimento.
Melhoria postura e da consciência corporal;
Aumento da flexibilidade e mobilidade;
Diminuição da dor articular e muscular;
Aumento da força e da resistência muscular;
Melhoria da capacidade e do controlo da respiração;
Diminuição do stress físico e emocional;
Otimização da coordenação motora;
Aumento da flexibilidade e mobilidade;
Potencia a recuperação e a prevenção de lesões;
Promoção do bem-estar global;
Melhoria da concentração nas tarefas do dia-a-dia;
Prevenção de quedas.
O método pode ser praticado por todas as pessoas que tenham interesse em realizar exercicio, dos 8 aos 80 anos, com patologias e sem patologias associadas.
A todas as pessoas que desejem praticar uma atividade física sem prejudicar a sua saúde.
Indivíduos com ou sem dor, com alterações da postura ou diminuição da flexibilidade e/ou mobilidade, que procurem reeducar, reequilibrar e reforçar o seu corpo.
RPG
Saúde da Mulher
Reabilitação Vestibular
Osteopatia Pediátrica