Acupuntura

Acupuntura

O que é a Acupuntura?

Acupuntura, termo originado do Latim (acus – agulha e punctura – colocação), é uma técnica milenar desenvolvida na China há mais de 3000 anos que consiste na colocação indolor de finas agulhas no corpo do paciente através de pontos específicos localizados ao longo do trajeto de meridianos (12 canais específicos principais por onde circula a energia no nosso corpo, os quais se assemelham-se a vasos sanguíneos mas não são visíveis a “olho nu” e têm como principal função o transporte de Qi (energia que flui por canais específicos – os meridianos), a regulação do yin (-) e do yang (+) no organismo, contribuindo desta forma para manter o equilíbrio e harmonia a nível energético do próprio organismo).

Apesar da sua longevidade milenar, a verdade é que esta técnica só passou a ser utilizada no Ocidente nas últimas décadas, sendo atualmente, a disciplina mais procurada como alternativa terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa (M.T.C.). A sua escolha revela-se geralmente segura, não provocando efeitos colaterais, desde que aplicada corretamente.

Para a M.T.C., dor significa estagnação, a qual pode ser de Líquidos, Sangue ou Energia (Qi). A estagnação de Energia é a primeira a ocorrer, mas, uma vez que não dá sinais ou sintomas, só é “declarada” quando contribui a disfunção a nível físico, daí a importância de atuarmos no sentido da prevenção e não apenas quando já existe dor e/ou limitação, o que é significado de disfunção.

Por outras palavras, em estado pleno de saúde, o corpo tem a capacidade de monitorizar e regular o Qi por si mesmo, no entanto, quando o desequilíbrio energético se instala, é necessário tratá-lo e restabelecer a saúde, sendo a Acupuntura, um método extremamente eficiente para restaurar o equilíbrio do fluxo de Qi.

Com estudos vários estudos científicos publicados desde 1970, no sentido de comprovar a sua eficácia, desde 1979, a Organização Mundial de Saúde (O.M.S.) editou uma lista de 41 doenças que apresentaram excelentes resultados com a Acupuntura. Após 25 anos de várias pesquisas em renomadas instituições do Mundo, a O.M.S. publicou o documento - “Acupuncture: Review and analysisnof reports on controlled clinical trials” – no qual expõe os resultados destas pesquisas. Neste documento foi analisada a eficácia da Acupuntura em comparação com o tratamento convencional para 147 doenças, sintomas e condições de saúde.

A quem se destina?

Atualmente, através de vários estudos científicos, já se conseguiu comprovar a eficácia da Acupuntura como tratamento de diversos problemas, tanto em crianças como em adultos, entre os quais:

  • Cefaleias e enxaquecas;
  • Dores recorrentes ao nível da coluna (Cervicalgias, Dorsalgias, Lombalgias e Sacralgias);
  • Tendinopatias;
  • Contraturas musculares e/ou situações de atrofia muscular;
  • Artroses e/ou artrites;
  • Naúseas associadas a tratamentos de Quimioterapia.

Contra-Indicações relativas:

Em qualquer uma destas situações, convém avisar antecipadamente o profissional de saúde devido à especificidade de alguns pontos:

  • Pessoas que sofrem de alterações graves de coagulação e que tomem medicação para o efeito;
  • Epilepsia;
  • Pessoas com implantação de dispositivo metálico ou elétrico;
  • Grávidas.

Nós entramos em contacto consigo

Equipa

Daniel Peixoto
Fisioterapia Especializada