Reabilitação na fisioterapia, porquê?

Afinal o que é a reabilitação em fisioterapia e porque é tão importante?  

 

Em todas as condições clínicas temos um período em que os sintomas são mais fortes e o nosso corpo necessita de repouso e alívio da sintomatologia. Primeiramente é necessário deixar o corpo amenizar os sintomas (p.e. dor) e depois sim é importante o estímulo para tornar o corpo capaz de realizar as tarefas prévias à lesão, já que o repouso por si só não é o suficiente para reabilitar. Quer seja uma lesão crónica ou aguda, a necessidade de introduzir movimento e demonstrar ao corpo que este é capaz de realizar uma determinada tarefa num ambiente complexo é fundamental para reabilitar. 

 

O movimento é a arma mais poderosa da reabilitação e a exposição gradual ao mesmo habitua os nossos ossos, ligamentos, tendões e músculos, etc etc… a perceber que são capazes de se libertar e fazer coisas incríveis, por vezes até coisas que nunca pensámos que conseguiríamos fazer depois de uma lesão. O respeito pelos timings cronobiológicos da lesão são fundamentais para uma correta progressão no processo de reabilitação, entender esses timings e ajustar os estímulos corretos à capacidade do indivíduo no momento, devem ser uma das melhores competências do profissional de saúde. O grande segredo da reabilitação não está em parar, mas sim adaptar.  

 

Se tem alguma disfunção de movimento procure ser avaliado devidamente e não pense que a solução está em descansar, por vezes o que realmente está a necessitar é de se mexer mais.  

 


Salvador Lopes 

 

Licenciado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto 

Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Porto – Politécnico do Porto 

Pós-graduado em Reabilitação e Medicina do Exercício e Desporto 

Formado em Strenght & Conditioning pela Academia Clínica Espregueira

Entramos em contacto consigo

Fisioterapia Avançada

em breve

Exercício Terapêutico

O exercício terapêutico é planeado, periodizado e acompanhado por um profissional especializado, ...