Quando devemos recorrer a um fisioterapeuta?

A fisioterapia é a ciência que analisa, restabelece e aperfeiçoa o movimento, promovendo a diminuição de dor e potenciando o bem-estar de forma a desenvolver, manter e restaurar o máximo de movimento e capacidade funcional ao longo da vida. Procurar um fisioterapeuta tanto em fases agudas como crónicas, pode ser decisivo para a recuperação ou prevenção de lesões. A decisão de recorrer a um fisioterapeuta, depende da presença de condições físicas, lesões ou problemas de saúde específicas, mas também para prevenção das mesmas. Intervimos em diversas situações.

O alívio da dor ou resolução do seu problema músculo esquelético, pode ser imediato, nas situações mais agudas, por exemplo: quando acorda com torcicolo ou dor nas costas, vertigem postural paroxística benigna, entorse, ou diminuição de movimento funcional de alguma estrutura articular e/ou muscular. Consideram necessário recorrer a um médico, primeiro?

Se a sua dor já é muito antiga, procure-nos! Atuamos, também, em situações crónicas.

A fisioterapia atua em lesões como a tendinite, nas roturas musculares, dores articulares, entre outras… Está muito associada a lesões desportivas, mas a nossa área de atuação é muito mais abrangente.

Somos capazes de ajudar na recuperação pré e pós cirurgia, para recuperar a função normal, quer de amplitude de movimento e força muscular, para evitar complicações. Atuamos na eliminação da sua dor cervical até mesmo com presença de cefaleias e naquela dor de costas ou ombros, que está consigo há muito tempo.

A fisioterapia atua no tratamento de pessoas com síndromes neurológicos, como doentes com AVC (Acidente Vascular Cerebral), Doença de Parkinson, lesões medulares, paralisias, esclerose múltipla, pé pendente… Um fisioterapeuta pode ajudar a reeducar o movimento, prevenir quedas através da melhoria do equilíbrio e coordenação.

Em patologias cardiorrespiratórias tanto em crianças e adultos, como a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica), fibrose pulmonar, asma, bronquite e bronquiolite, para ajudar a expelir secreções e ensinar técnicas de respiração adequadas.  

Existem novas áreas que estão a ser desenvolvidas pelos fisioterapeutas. Uma delas é a dermatofuncional em que através da aplicação de diversas técnicas, promovem a mobilidade e aspeto das cicatrizes, estrias, celulite e redução de gordura localizada. Outra e não menos importante, é a saúde na mulher e no homem, onde reabilita problemas como a incontinência urinária, dor na relação sexual, pré e pós parto e pós cirurgia ginecológica.

Apesar da dor ser a principal razão que leva o utente a procurar-nos, esta não deve ser o único motivo. É importante perceber a fisioterapia como método de prevenção. Cada vez mais adotamos posturas incorretas, quer no trabalho, nas atividades diárias e até mesmo na prática desportiva. Os fisioterapeutas são capazes de identificar os pequenos erros, alterações de equilíbrio e definir métodos para a prevenção de lesões futuras.

A intervenção do fisioterapeuta pode ser através da terapia manual, de técnicas de punção, através de equipamentos e por um conjunto de exercícios específicos, quer pelo exercício terapêutico e até mesmo o pilates. Ninguém melhor que um fisioterapeuta para orientar as famosas aulas de pilates. Não apenas na reabilitação de pessoas, mas no campo preventivo, já que este promove o fortalecimento do corpo, melhora a postura e garante flexibilidade e equilíbrio.

Na Terapias Partilhadas, a nossa intervenção é personalizada para cada utente, com o objetivo de obter o melhor resultado no menor período de tempo.

O sucesso do fisioterapeuta depende da colaboração da pessoa assistida, para que a melhoria realmente aconteça. O espírito é: Trabalho em equipa!

Maria Leite Esperança

Fisioterapeuta Nº 8926

Entramos em contacto consigo

Unidade Intervenção Ecoguiada

Solicite mais informações pelo formulário.

Fisioterapia Dermatofuncional

Especialidade da fisioterapia que é responsável pela promoção e reabilitação da pele.

Avaliação de Condição Física

Conheça o seu estado físico de forma atual, cuidada e personalizada.