Olho-me ao espelho e vejo os ombros desalinhados

Os ombros desalinhados são uma das queixas mais comuns, principalmente por consequência de maus hábitos posturais e da falta de consciência corporal. O uso prolongado de computador, quer no trabalho ou a estudar, pode contribuir para má postura ao estimular um posicionamento desleixado. Este tipo de alteração do padrão postural sobrecarrega o pescoço e as costas, e em alguns casos pode ainda estar associada dor de cabeça por tensão.

Os ombros desalinhados são também um dos principais sintomas e formas de diagnóstico da escoliose. Quando observamos um ombro mais alto que o outro, omoplatas afastadas da linha média ou um dos ilíacos mais elevado em relação ao lado contrário é possível suspeitar de uma escoliose, devendo nestes casos realizar raio-x para verificar a severidade da escoliose.

As alterações posturais se não tratadas irão potenciar processos degenerativos articulares e acabam por gerar dor. A formação de contraturas musculares, pontos-gatilho, défice de equilíbrio também podem ser apontados como consequências de uma postura incorreta.

Por ser uma alteração tão comum é importante estar alerta e conhecer algumas técnicas para o tratamento. A RPG (Reeducação Postural Global) é um método terapêutico manual que se aplica a todas as patologias que necessitem de fisioterapia, como problemas morfológicos e posturais, baseando-se em três princípios: individualidade, causalidade e globalidade. É indicada para o tratamento da escoliose, pois o método trabalha “famílias” de posturas, atuando sobre o alinhamento postural, equilíbrio de tensões musculares e melhora a consciência corporal.

Carla Cunha, fisioterapeuta (Ordem dos Fisioterapeutas nº 1029)

Entramos em contacto consigo

Terapia da Fala

O Terapeuta da Fala é o profissional com as competências e conhecimento adequado sobre a anatomof...

Reabilitação Vestibular

A reabilitação vestibular é um tratamento especializado e não invasivo.

Fisioterapia Neurológica

A fisioterapia na área da neurologia é restabelecer as vias neuronais dos indivíduos com alteraçã...