A gravidez e o parto têm um enorme impacto no corpo da mulher. É um período das suas vidas no qual ocorre um vasto processo de transformações físicas e emocionais.
Assim é comum que após o parto surjam diversas alterações e queixas como dor ou desconforto, fraqueza muscular, alterações posturais, incontinência ou perda de urina, entre outras situações.
A fisioterapia pélvica tem um papel fundamental tanto na preparação para o nascimento como na sua recuperação global posteriormente.
Numa consulta de fisioterapia pélvica serão avaliados um conjunto de situações que visam recuperar e preparar a boa forma e o seu bem-estar após o parto. Cada consulta é individualizada e requer um momento centrado para as mulheres, onde devem esclarecer todas as dúvidas e angústias sem qualquer constrangimento. Trata-se uma mais valia para si neste processo. Assim avaliamos:
- presença de dor ou desconforto(pélvicas, abdominais, lombares;
- competência dos músculos abdominais;
- diástase abdominal;
- músculos do períneo;
- cicatrizes ( cesariana/ perineal);
- disfunções sexuais, urinárias ou fecais;
- alterações da mobilidade, motilidade e funcionamento do intestino;
- definição de objetivos e planeamento do tratamento individualizado.
A mulher deve ser sempre avaliada inicialmente pelo seu médico assistente ou obstetra para verificar se não tem nenhuma contra indicação à realização da sessão. É recomendável que a consulta de fisioterapia pélvica seja realizada 4 semanas após o parto, no caso de um parto vaginal ou 6 semanas após uma cesariana.
Ana Marques, Fisioterapeuta ( Ordem dos Fisioterapeutas nº 2839)